Por que vale a pena pensar na venda da sua empresa mesmo se não for vendê-la agora?

Mesmo que você não planeje vender seu negócio em breve, a criação de uma empresa que será atraente para potenciais compradores pode beneficiar seus negócios hoje, bem como o caminho que o leva para isto.

Lembra-se da última vez que vendeu seu carro usado?

As possibilidades são que você tenha feito isso de alguma maneira para torná-lo mais atraente para potenciais compradores. Provavelmente, você lavou e limpou o interior. Você pode até corrigir alguns problemas, como substituir uma mangueira com vazamento ou um pára-brisa quebrado. Na verdade, o carro provavelmente foi um pouco mais agradável quando você vendeu do que quando você teve, e você pode ter pensado em vendê-lo!

Um dia, você provavelmente quer vender seu negócio, e você quer obter o preço mais alto possível, assim como você fez quando vendeu esse carro antigo. Implementar estratégias para esse dia, também conhecido como planejamento de saída de negócios, melhorará suas chances de obter o preço certo e os termos quando chegar a hora.

Mas há mais do que isso. Passos que você leva agora para aumentar o valor do seu negócio para alguma venda futura provavelmente o tornará melhor hoje.

Aqui estão algumas das características da sua empresa que, ao mesmo tempo, tornam atrativo para um potencial comprador e melhora o sucesso do seu negócio hoje, se melhorado:

Plano de negócios claro

Um grande (e perigoso) equívoco sobre escrever um plano de negócios soa algo como isto: “Bem, eu não tenho que escrever um plano de negócios. Vou arquivá-lo em algum lugar e nunca mais olhá-lo novamente”. O fato é que a redação do plano de negócios é o seu maior valor. Escrever um plano de negócios abrangente obriga você a olhar para o seu negócio de todos os ângulos possíveis – fluxo de caixa, seguro, concorrência, marketing, logística, financiamento, etc. Mesmo que você tenha estado no negócio por 10 anos, redigindo um plano de negócios abrangente hoje Poderia abrir os olhos para novas possibilidades e perigos. E um potencial comprador não ficará muito impressionado se eles pedirem um plano de negócios e você aponte para sua testa e diga: “Está tudo aqui em cima”.

Sistema de marketing e vendas claro

Como você atrai potenciais clientes (marketing) e convencê-los a comprar de você uma vez que você está na frente deles (vendas)? O que funciona melhor para você? Qual é o seu ROI para várias estratégias de marketing, como transmissão, impressão, mala direta e redes? O que você tentou, isso também não funcionou? Como você fez isso, onde você fez isso, para quem você fez isso, com que frequência você fez isso e por que não funcionou? Certamente, um potencial comprador da sua empresa vai querer conhecer tudo o que está acima, e isso irá ajudá-lo hoje a abordar seu sistema de marketing e vendas de uma perspectiva objetiva, clara e quantificável.

Concentração de base de clientes

A receita da sua base de clientes é dominada por apenas alguns grandes clientes? Isso poderia ser uma bandeira vermelha para um potencial comprador, porque ter um ou dois deles sair logo após a mudança da empresa pode fazer uma diferença significativa no fluxo de caixa futuro. Uma base de clientes mais equilibrada é o objetivo tanto para o curto quanto para o planejamento de saída.

Vantagens competitivas

O que você diria a um cliente potencial que lhe perguntou por que eles deveriam comprar com você e não com sua concorrência? Você pode trair algumas vantagens, com base no seu conhecimento da concorrência? Você está ciente de suas desvantagens e de como lidar com elas? Um potencial cliente que você fala hoje, ou um potencial comprador do seu negócio em 10 anos, quer saber.

Empregados de longo prazo

A sua empresa é um ambiente positivo para seus funcionários, ou é uma porta giratória constante? Um potencial comprador preferiria ver que sua equipe esteve com você por um tempo – não apenas porque essas pessoas conhecerão seus produtos, processos e clientes, mas também porque isso mostra que é um bom lugar para trabalhar.

Trabalhadores chave capturados

A maioria das empresas possui alguns funcionários importantes fora dos proprietários. São pessoas que “obtêm”, que são indispensáveis ​​para o bom funcionamento e sucesso do seu negócio. Um comprador potencial da sua empresa vai querer saber que essas pessoas-chave não irão quando você fizer isso. Você está usando algemas de ouro para manter essas pessoas felizes, motivadas e no local a longo prazo? Existem produtos financeiros não qualificados que podem ajudá-lo a fazer isso.

Delegação de responsabilidades

É a natureza da maioria dos empresários delegar o menor possível aos outros. Afinal, o negócio é seu bebê. Mas se o proprietário é o rosto do negócio e lida com todas ou as mais importantes tarefas, um potencial comprador pode ter medo. Pode ser que eles não querem colocar tanto tempo no negócio como o proprietário atual faz. É por isso que é importante ter um. . .

Limpar caminho de gerenciamento

Se uma empresa não tem um caminho claro para algum tipo de posição de gerenciamento, não será apenas uma possível bandeira vermelha para um potencial comprador, mas também poderá tornar mais difícil manter suas melhores pessoas. Promessas vagas não são suficientemente boas – fornecer clareza à sua equipe sobre como avançar proporcionará motivação para ficar e executar, especialmente para suas pessoas mais ambiciosas.

Cadeia de comando clara

Ter uma clara cadeia de comando em sua empresa é uma função de comunicação. Quão suave e eficiente é o fluxo de comunicação em qualquer situação? Existem gargalos de comunicação que retardam os processos? Há sempre momentos em que o progresso pára porque a pessoa que é o responsável final não pode ser identificada? Às vezes, é mais fácil para alguém do lado de fora – como um comprador potencial – ver uma comunicação deficiente do que é para alguém por dentro. Identificar e corrigir os estrangulamentos de comunicação irá ajudá-lo agora, e isso irá ajudá-lo mais tarde.

Logística lisa e tecnologia atual

Onde está a sua empresa no espectro evolutivo tecnológico? Do software básico de CRM (gerenciamento de relacionamento com clientes) a programas complexos de cadeia de suprimentos e logística, é quase obrigatório que uma empresa moderna se mantenha atualizada em tecnologia da informação. Lembre-se de que sua concorrência é mais provável, e um potencial comprador não quer lidar com atualizações significativas no primeiro dia.

Sistema contábil claro e demonstrações financeiras

Assim como sua tecnologia não pode ficar presa no século 20, seu sistema de contabilidade e dados financeiros devem ser claros, atualizados e acessíveis. Se você planeja vender em breve ou não, um sistema de relatório financeiro descuidado pode facilmente levar a ineficiências destrutivas. Além disso, um potencial comprador pode considerar a falta de clareza como ofuscação – você está tentando esconder algo? – bem como uma indicação potencial de negligência em outras áreas da empresa.

Um empresário experiente sempre tem um olho no futuro, e eles sabem que arrumar isso hoje tornará mais fácil e lucrativo vender quando é hora de sair.

 

 

O #econobilidade é uma tecnologia que captura seu historico e traduz de forma clara e dinamica a percepção para a tomada de decisoes bem como a estratégia para seu investidor ser atraido pela percepção de valor objetiva.

Maiores informações fale com nosso robô em nossa página do Facebook através do Messenger. Ele vai identificar nossa unidade mais próxima e lhe indicar a melhor forma de interagir com um consultor especializado em sua necessidade! Confira! Caso prefira ligue para 011 2369 4654 ou 015 3034 1777.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s